Trilha do Saquinho

A Trilha do Saquinho une a antiga comunidade do Rio das Pacas, famosa por sua cachoeira, a um dos lugarejos mais lindos e isolados de Florianópolis: a Praia do Saquinho. Calçada pelos próprios moradores, no término do século passado, a trilha segue atualmente, em grande parte, pelo Monumento Natural Municipal da Lagoa do Peri. Seu trajeto, embora curto, pela encosta do morro acima da Ponta das Pacas, permite a companhia de uma encantadora vista panorâmica até a Pedra da Vigia, onde surge aos olhos a fascinante Praia do Saquinho, encravada no pequenino Saco do Caldeirão.

Previous
Next

Características

Embora, oficialmente, seja parte de um percurso maior, que liga as comunidades da Solidão e dos Naufragados, a Trilha do Saquinho se destaca por si mesma como principal meio de acesso à praia do Saco do Caldeirão, já que não existe estradas rumo a esse bucólico recanto da Ilha, cuja ocupação permanente data do século passado. Antes do calçamento do antigo caminho, por onde se passava de cavalo e, diz-se, até carros de cabritos, atravessar a declivosa encosta do Morro do Trombudo era uma verdadeira aventura, transformada hoje num passeio imperdível para turistas e moradores.

Dos antigos moradores a criar raízes no Saco do Caldeirão uma bela homenagem se descortina no retrato do Seu João e Dona Maria, em janelas de sua singela casa na beirada da Trilha do Saquinho, cujo restaurante local, do Seu Quirino, revela histórias como a que batiza o pequenino saco em que se encontra a linda praia. Caldeirão é um dos nomes pelo qual é conhecido o boto-da-tainha (Tursiops truncatus).

Avistados ao longo da região costeira da Ilha de Santa Catarina, com sorte, é possível topar com esses simpáticos golfinhos no mar do Saquinho, especialmente durante a temporada da tainha (Mugil liza).
Antes ou depois da Trilha do Saquinho o poção da Cachoeira da Solidão, não raro, costuma fazer parte do cardápio turístico local. Em dias de forte calor, na alta temporada de verão, o Rio das Pacas, com sua sombra e água fresca, fica ainda menor com tanta gente. O belo poção, de águas esverdeadas devido ao reflexo das árvores, corre risco, infelizmente, de desaparecer como as pacas que batizavam o rio. Tamanha é a captação de água acima no rio, em pontos acima da queda de água, que a cachoeira, para alguns, parece mais uma lembrança do passado do que um lugar no presente.

Especificações Técnicas

Início: Solidão, Rua Inério Joaquim da Silva, nº 950.
Final: Praia do Saquinho.
Trajeto: Rio das Pacas (altitude: ±02 m) até a Praia do Saquinho (altitude: ±01 m) pela Trilha do Saquinho.
Distância total: cerca de 1,34 quilômetros.
Duração estimada: 1 h 00 minutos.
Desnível total de subida: ±93 m e descida: ±94 m.
Condições específicas: eventualidade de queda por declive acentuado.

Trilha pelo trecho principal

Trilha pelo trecho adicional

Trilhas

Caminho da Costa da Lagoa

Percorre a orla oeste da Lagoa da Conceição até a comunidade tradicional da Costa da Lagoa. É um caminho secular que passa por sítios históricos, tais como ruínas, engenhos, sobrados e casarões, além de belíssimas paisagens. Destaque para gastronomia local. Dica Floripa Hike: Aproveite a parada na cachoeira, almoce em alguns dos restaurantes locais e volte de barquinho aproveitando um passeio completo.

Conheça essa trilha...

Receba novidades sobre as trilhas

Trilhas

Trilha do Morro das Aranhas

Reconhecida, oficialmente, por lei no ano de 2018, a Trilha do Morro das Aranhas é hoje o principal acesso ao topo do antigo Morro das Flechas, de onde se vislumbra uma das vistas panorâmicas mais sensacionais de Florianópolis: um mar de água e dunas entre os morros verdejantes do norte da Ilha de Santa Catarina. Percorrendo, em parte, uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) a Trilha do Morro das Aranhas, apesar de curta em extensão, requer fôlego para vencer a declividade do pedregoso morro que separa duas das mais lindas praias da cidade: Santinho ao norte e Moçambique ao sul.

Conheça essa trilha...
Trilhas

Caminho dos Pescadores (Trilha do Gravatá)

O Caminho dos Pescadores liga o Retiro da Lagoa à pequenina, mas também belíssima, Praia do Gravatá. Seu trajeto, embora curto, revela-se rico de belezas naturais. Ramais secundários do caminho ainda conduzem a outros mirantes naturais encantadores como o da “Pedra do Urubu” com 141 m de altitude, cuja vista da Lagoa da Conceição e praias Mole e Galheta divide os olhares com a prática de rapel no local.
Condições específicas: Grande parte do trajeto com exposição direta ao sol e risco de queda no vazio.

Conheça essa trilha...
Blog

Dicas para fazer trilhas

Caminhar em lugares incomuns para apreciar a natureza pode ser bastante divertido e prazeroso para os amantes de aventuras e desafios, mas vale lembrar itens básicos que o trilheiro deve observar para realizar as caminhadas com conforto e segurança.

Conheça essa trilha...